Ataques informáticos
Atualmente, alguns dos ataques informáticos e vírus mais frequentes na rede são:
• Phishing. Consiste no envio de um email em que os atacantes se fazem passar pela entidade, na maioria dos casos, de empresas muito conhecidas e onde solicitam informação pessoal e bancária ao utilizador. Normalmente pedem que se faça click num link que aparece no email para que se introduza, na página falsa, a informação solicitada.
• Smishing. É semelhante mas através de SMS ou WhatsApp: basta que responda para que acedam aos seus dados.
• Ransomware. Propagam-se através de correio eletrónico com links que tornam fácil a instalação ou o download de ficheiros infetados. Os atacantes bloqueiam a informação do computador do utilizador e pedem uma compensação em dinheiro para que, supostamente, se recupere a informação.
• Cavalos de troia. Introduzem-se no computador pessoal e alteram o seu comportamento de maneira a que o que nele for feito possa ser visto e controlado a partir do computador dos atacantes.
Alguns conselhos do BBVA Consumer Finance
• Mantenha os seus equipamentos atualizados: o navegador, as aplicações e o sistema operativo. Deve instalar e manter ativa uma firewall e um antivírus em todos os seus dispositivos
• Não descarregue no computador ficheiros cujas extensões sejam do tipo .exe, .bat, .rar, .zip ou .ini a não ser que o remetente seja de confiança.
• Não conecte os seus equipamentos a nenhum dispositivo externo de origem desconhecida, como pendrives ou discos rígidos.
• Descarregue aplicações apenas das lojas oficiais como Google Play e Apple Store, etc. Leia os comentários disponíveis, pois estes podem ser uma pista para detectar aplicações fraudulentas. Além disso, analise com atenção as permissões que concede a cada uma delas.
• Nunca disponibilize informação pessoal em páginas web a que tenha acedido através de um link incluído num e-mail ou num SMS.
• Suspeite de e-mails e SMS alarmantes ou com um tom de urgência (bloqueio de acessos, multas de trânsito, seguimento de encomendas, etc.) e não descarregue ficheiros anexos neste tipo de comunicações.
• Observe sempre com máxima atenção o remetente dos e-mails e desconfie dos mesmos, caso contenham palavras ou caracteres estranhos.
• Utilize chaves complexas e difíceis de adivinhar, contendo letras maiúsculas e minúsculas intercalado com números e símbolos.
• As passwords são secretas, não as partilhe com ninguém e mude-as de forma periódica. Não anote as suas passwords em post-its ou blocos de notas. Memorize-as ou utilize gestores de passwords especializados.
• Nos computadores partilhados ou ligados a redes wifi públicas, não introduza as suas credenciais de acesso nem forneça dados pessoais, como morada postal, telefone, etc. e não aceda a páginas onde tenha de introduzir o seu utilizador e password.
• Nos pagamentos online sempre que seja possível, é recomendável ativar a autenticação em dois passos nos serviços que o permitam. São sistemas em que, para além da password de acesso, é solicitada outro tipo de identificação (p.ex. uma chave enviada para o número de telemóvel). Este sistema adiciona uma capa de segurança nas suas contas.