Ataques informáticos

Atualmente, alguns dos ataques informáticos e vírus mais frequentes na rede são:  

     Phishing. Consiste no envio de um email em que os atacantes se fazem passar pela entidade, na maioria dos casos, de empresas muito conhecidas e onde solicitam informação pessoal e bancária ao utilizador. Normalmente pedem que se faça click num link que aparece no email para que se introduza, na página falsa, a informação solicitada.

•      Smishing. É semelhante mas através de SMS ou WhatsApp: basta que responda para que acedam aos seus dados.

•      Ransomware. Propagam-se através de correio eletrónico com links que tornam fácil a instalação ou o download de ficheiros infetados. Os atacantes bloqueiam a informação do computador do utilizador e pedem uma compensação em dinheiro para que, supostamente, se recupere a informação.

•      Cavalos de troia. Introduzem-se no computador pessoal e alteram o seu comportamento de maneira a que o que nele for feito possa ser visto e controlado a partir do computador dos atacantes. 

 

Alguns conselhos do BBVA Consumer Finance

•            Mantenha os seus equipamentos atualizados: o navegador, as aplicações e o sistema operativo. Deve instalar e manter ativa uma firewall e um antivírus em todos os seus dispositivos

•              Não descarregue no computador ficheiros cujas extensões sejam do tipo .exe, .bat, .rar, .zip ou .ini a não ser que o remetente seja de confiança.

•              Não conecte os seus equipamentos a nenhum dispositivo externo de origem desconhecida, como pendrives ou discos rígidos.

•              Descarregue aplicações apenas das lojas oficiais como Google Play e Apple Store, etc. Leia os comentários disponíveis, pois estes podem ser uma pista para detectar aplicações fraudulentas. Além disso, analise com atenção as permissões que concede a cada uma delas.

•             Nunca disponibilize informação pessoal em páginas web a que tenha acedido através de um link incluído num e-mail ou num SMS.

•              Suspeite de e-mails e SMS alarmantes ou com um tom de urgência  (bloqueio de acessos, multas de trânsito, seguimento de encomendas, etc.) e não descarregue ficheiros anexos neste tipo de comunicações.

•              Observe sempre com máxima atenção o remetente dos e-mails e desconfie dos mesmos, caso contenham palavras ou caracteres estranhos.

•              Utilize chaves complexas e difíceis de adivinhar, contendo letras maiúsculas e minúsculas intercalado com números e símbolos.

•              As passwords são secretas, não as partilhe com ninguém e mude-as de forma periódica. Não anote as suas passwords em post-its ou blocos de notas. Memorize-as ou utilize gestores de passwords especializados.

•              Nos computadores partilhados ou ligados a redes wifi públicas, não introduza as suas credenciais de acesso nem forneça dados pessoais, como morada postal, telefone, etc. e não aceda a páginas onde tenha de introduzir o seu utilizador e password.

•              Nos pagamentos online sempre que seja possível, é recomendável ativar a autenticação em dois passos nos serviços que o permitam. São sistemas em que, para além da password de acesso, é solicitada outro tipo de identificação (p.ex. uma chave enviada para o número de telemóvel). Este sistema adiciona uma capa de segurança nas suas contas.